My Stuff

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Desventuras em Disgaea - PAL2NTSC

Essa foi a primeira vez que tentei fazer uma alteraçao em ISO de playstation 2.
Já tinha feito uma graça no psx (ps1), mas minha estréia no ps2 tinha que ser algo bem simples.

Instalei o FreeMCBoot no ps2 de um amigo meu travado (fico devendo um post sobre isso).
O problema é que ele não reconhece DVDs do sistema PAL automaticamente. Ao tentarmos jogar Tomb Rider, por exemplo, fomos salvos pela opção de escolha de sistema NSTC.

Em disgaea (o 1º jogo) foi diferente.
O jogo é PAL, e sem um seletor, ele fica com a imagem horrível. Listrada, em preto e branco com uma cor meio marrom.

Já tinha ouvido falar de uns programas que convertiam pal para ntsc (o nome? aháaa pal2ntsc yfix). O yfix no nome se deve ao fato de ter que "adivinhar" o valor de y para "fixar" a tela. Se não me engano, o sistema PAL tem mais linhas. Quando se converte para NTSC, a imagem fica aparecendo um pouco embaixo. O y serve para "fixar" a tela. Centralizar, digamos assim.

Foi aí que eu pensei. Se for pra adivinhar, prefiro fuçar eu mesmo na ISO para descobrir como fazer isso. De quebra eu iria descobrir como o pal2ntsc patcheava a ISO.

Procurei alguma coisa que me indicasse uma direção, mas não encontrei nada. Encontrei um programa que fazia algo parecido com o que eu queria. Forçava o jogo a usar o modo 480i. Usei essa informação pra começar meus testes.

No final, acabei conseguindo descobrir os valores, após perder alguns cds e começar a usar cd-rws. ;)

O próximo passo era transformar o ISO em CD para DVD.
O último jogo que tinha feito isso foi Breath of Fire - Dragon Quarter. Deu o maior trabalho, porque tive que patchear fisicamente a tabela de LBA do executável do jogo. Mas no fim, deu tudo certo (perdi uns bons 3 dias só nisso).
Em disgaea, funcionou de primeira. \o/
Só tive que acrescentar um arquivo dummy de 800MB para completar o DVD e criar o ISO/UDF pelo ImgBurn e voilá.

Usei as seguintes configurações:

interlace = 0
ntsc = 2
frame = 1

dy = 1 (tentei com 0 (zero) e parece que ficou melhor) ;)

Coloco à disposição, o arquivo que faz o patch... Pode ser rodada na ISO de CD e DVD.
O arquivo executável é o SLES_524.58.

http://rapidshare.com/files/134872434/disgaea-pal2ntsc.rar

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial