My Stuff

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Rom Hacking & Patching

O que é patching?

Patching é o ato de alterar algum arquivo, executável, ou de recursos, a fim de dar a ele uma funcionalidade diferente da original.

Quando você (você... eu não, que eu não pego programa pirata. Kkkkkk foi boa essa hein?) pega um programa e crackeia, você está patchando/patcheando um arquivo do programa para eliminar o limite de tempo de 30 dias.

O ato de rom hacking em si é um patching... é alterar o rom (jogo em formato binário) para dar a ele alguma funcionalidade não prevista ou simplesmente para deixar o jogo mais fácil ou mais difícil. É onde eu geralmente gasto um tempo livre. Hobby de geek tem que ser geek.

Existem basicamente dois tipos de patching. O patch físico, no qual você altera o arquivo em disco, e a partir daí ele executa já modificado. Provavelmente, esse tipo é mais comum. Exemplo: alterar o arquivo tcpip.sys do windows xp para aceitar mais de 10 conexões simultaneamente.

Um outro tipo de patching comum é o on-the-fly... ele altera o arquivo-destino em memória, enquanto o patch está rodando. Se ele não rodar, o arquivo-destino executa normalmente. Um exemplo bastante conhecido desse tipo é o msn plus (embora eu ache que ele altera o msn fisicamente tb, de alguma forma). O antigo tradutor (alguém ainda usa isso?) Lingoware traduzia alguns programas enquanto ele estava executando. Era uma droga, dava um bando de tilt nos programas, mas é também um bom exemplo de patch. Até mesmo para alertar porque essa operação é bastante suscetivel a erros.

Na maioria das vezes, o patching é motivado pela ausência de código-fonte do arquivo-destino. Caso tivéssemos o código fonte e pudéssemos compilar novamente, poderíamos fazer a alteração mais rapidamente ao invés de perder horas e horas debugando tudo para descobrir que aquela seção que você perdeu mais tempo, nada tem a ver com o que você quer alterar no arquivo. Mas quem disse que a vida tem que ser fácil? E se fosse, que graça teria? :)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial